quinta-feira, 28 de abril de 2022

 

Biologicamente, estou envelhecendo a cada dia. Mas de alguma forma, estou ficando cada vez mais jovem. É muito estranho. Todos os dias eu acordo e tenho um novo insight, como uma velha árvore produzindo novas flores, e meu amor continua a crescer.

No Vietnã existe um tipo de ameixeira com flores amarelas que pode viver muito tempo. Às vezes, seu tronco fica retorcido. Ela produz muitas flores lindas que florescem não apenas nos pequenos e delicados galhos, mas também na base do tronco.

Eu me sinto como aquela ameixeira. De manhã eu acordo, e há um novo insight brotando dentro de mim. Aparece sem esforço. Eu não tenho que praticar muito. É como quando você planta uma semente e a rega, e ela simplesmente cresce.

Se você vier à minha casa na França no mês de abril, não verá nenhum girassol. No entanto, os agricultores já plantaram as sementes de girassol. No início de junho, os caules já terão crescido um ou dois pés de altura, e dentro de um mês os girassóis estarão florescendo por toda parte.

Nossa prática é cultivar boas sementes no solo de nossa mente, sabendo que elas amadurecerão e florescerão em seu próprio tempo. Se olharmos profundamente, já podemos ver hoje os girassóis em abril.

 

Thich Nhat Hanh

Nenhum comentário:

Postar um comentário