quinta-feira, 7 de abril de 2022

 

As crianças às vezes me perguntam: “Por que você medita?” Eu medito porque eu amo isso. Mas eu não amo apenas a meditação sentada, eu também amo meditar enquanto ando ou mesmo em pé. Suponha que na hora da refeição você precise ficar na fila, esperando sua vez de comprar ou servir alguma comida. Você pode aproveitar a oportunidade para praticar a respiração consciente, atento a sua inspiração e expiração, desfrutando de si mesmo e da presença das pessoas ao seu redor. Com a energia da atenção plena, cada ação em nossa vida diária pode se tornar prazerosa.

Eu pratico esta lição todos os dias. Um dia, quando eu era um monge noviço, meu professor me pediu para fazer algo por ele. Eu estava muito animado para ajudar, porque amava muito meu professor. Então eu corri para fazê-lo. Mas por estar tão animado, eu não fui atento o suficiente e bati a porta ao sair. Meu professor me chamou de volta e disse:

“Meu filho. Por favor, saia e feche a porta novamente. Mas desta vez, faça-o melhor do que antes.”

Ouvindo suas palavras, eu sabia que minha prática fora desleixada. Então me curvei ao meu professor e caminhei até a porta com todo o meu ser, cada passo com atenção plena. Saí e, com muita atenção, fechei a porta atrás de mim. Meu professor não teve que falar uma segunda vez. Agora, toda vez que abro e fecho uma porta, faço isso com atenção plena, lembrando do meu professor.

Muitos anos depois, eu estava em Kentucky com Thomas Merton, o monge trapista, e contei-lhe essa história. Ele disse:

“Bem, eu notei isso sem você me dizer; eu vi o jeito que você fecha a porta.”

 

Thich Nhat Hanh

Nenhum comentário:

Postar um comentário