terça-feira, 18 de abril de 2017

Sugestão para os dias difíceis


Há dias que você sente que não é o seu dia, que tudo está dando errado, que por mais que você se esforce as coisas ficam cada vez piores. Todos passam por dias assim. Esse é o momento de parar tudo, de ir para casa e abrigar-se em si mesmo.

A primeira coisa a fazer é fechar as portas e janelas. Nossos olhos, ouvidos, nariz, língua corpo e mente são as seis janelas que devemos fechar quando tudo está em desordem. Nossos sentidos são as janelas para a mente. Através da respiração consciente, desperte sentimentos de calor, aconchego e conforto. Reorganize tudo – seus sentimentos, suas percepções, suas emoções – elas estão completamente dispersas. Pratique mente alerta e concentração para organizar tudo isso em você.

Se nos entregarmos aos momentos difíceis, ficaremos perdidos. Precisamos ter um refúgio para onde sempre possamos ir e esse refúgio é a ilha do Self. Quando firmemente estabelecidos nessa ilha interior, estamos seguros. Podemos ter um tempo para recobrar as energias, nos fortalecermos, até estarmos prontos para voltar à vida diária.

Refugie-se em sua ilha interior pelo tempo que precisar. Pode ser por cinco, dez, quinze minutos ou meia hora. Você se sentirá fortalecido e muito mais sereno.


Thich Nhat Hanh
(em “At Home in the World: Stories and Essential Teachings from a Monk's Life”)



Nenhum comentário:

Postar um comentário