quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Todas as formações são impermanentes


Uma flor é composta de vários elementos. Quando esses elementos se reúnem, uma flor se manifesta.

Entre esses elementos podemos ver o sol.  Se tocarmos a flor profundamente, tocaremos também o sol. Não podemos tirar o sol da flor. Se o fizermos, a flor não mais existirá. Por isso, a flor e o sol intersão.  Ao tocarmos a flor profundamente podemos tocar também um nuvem. Há uma nuvem no coração da flor, e não podemos tirá-la dali. Por isso, a flor e a nuvem intersão.

Se continuarmos olhando profundamente veremos a terra, os minerais, o ar e tudo mais em uma flor. Todos esses elementos se reúnem para criar aquilo que chamamos “flor”. Todas as formações são impermanentes. Se uma das condições não é suficientemente adequada, a formação se desfaz. Não haverá mais flor.

O medo é uma formação mental; é composto de vários elementos, incluindo a ignorância. Desespero, angústia, apego, amor e atenção plena são formações mentais. A respiração consciente nos aproxima de nossas formações mentais quando estas se manifestam.  Quando o medo se manifesta, a respiração consciente nos aproxima de nosso medo para que possamos abraçá-lo. Então, olhamos profundamente dentro de sua natureza para nos reconciliarmos com ele. Ao fazê-lo podemos acalmar nosso medo, reconhecendo-o e descobrindo sua verdadeira natureza. Ver a natureza de nosso medo ajuda a transformá-lo.

Thich Nhat Hanh
(em “Awakening of  the Heart: Essential Buddhist Sutras and Commentaries”)

Nenhum comentário:

Postar um comentário