quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Cada um vivencia um mundo




O mundo no qual vivemos é uma projeção de nossas tendências cármicas, a consequência natural de nossas ações passadas através do corpo, da fala e da mente. Quando não compreendemos a condicionalidade de nosso mundo, vivemos numa liberdade ilusória. Seguimos com a certeza de que construímos nossas vidas de acordo com nossos desejos e pensamos ser capazes de garantir para sempre circunstâncias felizes para nós e evitar o sofrimento. Contudo isso não é possível, e essa ilusão nos traz somente decepções pois  não consideramos a lei do carma.

Com a atuação de tantas forças que nos influenciam de diversas maneiras, sobra muito pouco espaço para decidirmos livremente. Logo, deveríamos usar esse exíguo espaço para fazermos melhores escolhas através de nossas ações, palavras e pensamentos presentes e possibilitarmos assim um futuro melhor e mais livre para nós mesmos. Aos poucos, nos livraremos dos nossos condicionamentos e preparemos a base para uma compreensão mais profunda da realidade.

A variada mistura cármica de felicidade e sofrimento é tão variada como o número de seres. Como à cada ação individual corresponde uma consequência individual, o que cada um de nós vivencia é também uma questão pessoal. Por isso cada pessoa possui suas próprias experiências pessoais, mesmo quando vivem em circunstâncias externas semelhantes às dos outros. Cada um vivencia um mundo diferente.

Lama Gendun Rinpoche
(em “Heart Advice of a Mahamudra Master”)

Nenhum comentário:

Postar um comentário