sábado, 29 de junho de 2019


Todos os fenômenos que compõe o samsara e o nirvana existem como meras aparências surgidas. O melhor exemplo para nos ajudar a entender o que isso significa é a luz que aparece na superfície de uma poça de água. Quando todas as condições de uma lua cheia, um céu limpo, um lago límpido e um observador são estabelecidas, uma lua aparecerá vividamente na superfície de um lago. Porém se qualquer dessas condições estiver ausente, ela não aparecerá. Assim, a lua não tem poder independente para decidir se irá aparecer – ela aparece na água somente na dependência da reunião destas causas e condições. Ao mesmo tempo, ela aparece na água, mas isso é uma mera aparência, porque ela é vazia de existência real. Assim, a lua na água é uma mera aparência de algo que não está realmente lá. Do mesmo modo, todos os fenômenos do samsara e do nirvana aparecem devido ao agrupamento de causas e condições, mas o conhecimento preciso (prajna) que analisa sua natureza real não pode encontrar o traço mais ínfimo de sua existência real. Elas são aparências, vazias de qualquer essência substancial, assim como a lua na água, mas isso não as impede de aparecerem vividamente, quando as causas e condições adequadas se juntam.


Khenpo Tsultrim Gyamtso Rinpoche

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