quinta-feira, 16 de maio de 2019


Sobre como não se cristalizar, e agir de acordo com a situação que se apresenta.


Numa noite fria de inverno, uma grande tempestade de neve atingiu a cidade e o templo onde Dan Xian (739-824) servia como monge mestre. Como a neve obstruía os caminhos, o entregador de lenha não conseguiria chegar ao mosteiro Zen. Logo os monges ficaram sem lenha para aquecer e passados alguns dias todos estavam tremendo de frio. Os monges não podiam nem mesmo cozinhar suas refeições.

Dan Xia começou a retirar as estátuas de Buda de madeira dos altares e jogá-las na lareira.

"O que você está fazendo?" os monges ficaram chocados ao ver que as estátuas sagradas do Buda estavam sendo queimadas. "Você está queimando nossos santos artefatos religiosos! Você está insultando o Buda!"

"Estas estátuas estão vivas e têm alguma natureza de Buda?" perguntou o Mestre Dan Xia.

"Claro que não", responderam os monges. "Elas são feitas de madeira. Eles não podem ter a natureza de Buda."

"OK. Então são apenas pedaços de lenha e, portanto, podem ser usados ​​como combustível", disse o Mestre Dan Xia. "Você pode me passar outro pedaço de lenha, por favor? Eu preciso de um pouco mais de calor."

No dia seguinte, a nevasca havia cessado e Dan Xia foi à cidade e trouxe algumas estátuas de Buda para substituir as outras. Depois de colocá-las nos altares, ele começou a se ajoelhar e queimar incensos diante delas.

"Você está adorando lenha?" pergunte aos monges que estão confusos pelo que ele estava fazendo.          

"Não. Estou tratando essas estátuas como artefatos sagrados e estou honrando o Buda." respondeu Dan Xia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário