quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

E daí?






A questão é que o estado de nossa mente é onde habitamos. E realmente precisamos dar muito mais atenção a como podemos cultivar uma mente mais tranquila, centrada e equânime. Equânime significa sermos capaz de lidar com o que quer que aconteça. Não precisamos manipular tudo à nossa volta para a nossa própria satisfação.

Em uma conferência inter-religiosa, há alguns anos, conheci um cantor sufi da Turquia. Ele cantou uma linda canção sufi sobre as coisas que podem dar errado na vida, e o refrão ecoava: “E daí?”

Viajamos juntos de volta para o aeroporto de Nova Iorque, de onde partiríamos para lugares diferentes. Ele estava indo para a Turquia. Quando chegamos ao aeroporto, no entanto, descobrimos que nenhuma de suas malas havia chegado. Mas ele apenas sorriu, deu de ombros e disse: “E daí?”

E todos nós rimos! A situação simplesmente era um fato.

Ele disse: “Ah, isso é ótimo. Não tenho mais que carregar todas aquelas malas – estou livre. Posso simplesmente partir.”

Eu o admirei profundamente, pois ele realmente usava suas próprias palavras como caminho. E assim, quando as coisas dão errado, também podemos dizer a nós mesmos: “E daí?”

Jetsnuma Tenzin Palmo
(em “No Coração da Vida”)


Nenhum comentário:

Postar um comentário