sábado, 30 de dezembro de 2017

Procurar o que já está aqui


Uma das maiores dádivas é quando você se dá conta de que tudo que achava que precisava ser feito espiritualmente, na verdade já está sendo feito. É incrível. É realmente incrível.

Eu descobri isso. Levei muitos, muitos anos para descobrir enquanto costumava meditar insanamente horas a fio. Até que um dia sentei para meditar e... eu nem sabia, mas até aquele momento minha suposição inconsciente era de que o silêncio, a paz e o relaxamento não estavam presentes aqui, agora. Inconscientemente, era assim que eu pensava.

Então, eu meditava para ficar tranquilo e ... claro, isso se tornava uma espécie de corrida atrás do próprio rabo. Até que certa manhã eu pensei: ‘Como eu sei que o silêncio já não está presente? Por que não investigo antes de começar a buscá-lo?’ Então refleti: ‘O silêncio está aqui?’ E de repente ...  ‘Oh meu Deus, o silêncio já está aqui!’.

Já existe silêncio antes que eu o busque?’ E surgiu um ‘Sim!

‘Já existe paz antes que eu a procure?’ ... ‘Sim’!

‘Eu já sou sereno antes de buscar a serenidade?’... ‘Sim!’

Bem... vocês podem imaginar o choque que foi para alguém que meditou durante horas a fio por muitos anos. Eu batalhava com grande afinco para encontrar e manter esses estados mentais mas, claro, sempre fracassava fragorosamente. E de repente, reconheci que aquilo sempre esteve presente e que na verdade a minha busca é que me mantinha inconsciente disso.

A partir daí, toda vez que ao meditar pensasse em alcançar algo, eu simplesmente me perguntava: ‘Isso já não está presente agora? Exatamente agora?

É o mesmo no que se refere a "aceitar o que é", a prática espiritual de estar presente. Antes de tentar estar presente, veja se você já não está presente! Pode parecer tolice, mas talvez você se surpreenda. Compreendi que me esforçar para estar consciente aprofundava a ilusão no qual me encontrava. Que, na verdade, todo aquele esforço buscando permanecer presente havia sido uma perda de tempo.

Alguns dias depois, tive outra percepção: 'Oh, espere aí. Parece que agora estou realmente presente. Estou consciente de mim mesmo fazendo um esforço enorme para me tornar mais consciente!’. E aí pensei: ‘Que diabos estou fazendo? A Consciência É a realidade! A Consciência Desperta simplesmente É o tempo todo!’.

Tentar estar desperto é como tentar respirar melhor. Você fica contraído, seu tórax se amplia, tudo por um certo tempo. Até você desistir e então, ‘Ahhh',  e aí tudo fica bem. O ritmo se regula naturalmente.

As convicções e ideias espirituais são as mais resistentes e sorrateiras de todas. É por isso que a palavra "compreensão" sempre foi usada para descrever a Iluminação. A Compreensão da Verdade, a Compreensão do Divino... Compreender implica em reconhecer algo que sempre esteve presente.

Não é descoberta. Não é conquista. Não é ganho. É compreensão.

Só então reconhecemos que tudo o que fazemos para "chegar lá" encobre a verdade de que já estamos lá.

Todo seu esforço para “tornar-se” algo encobre a verdade de que você já é.



Adyashanti



Nenhum comentário:

Postar um comentário