sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Após o despertar


Tendo compreendido que eu e o mundo somos um só, mas que eu estou além do mundo, eu me libertei de todos os desejos e de todos os medos. Eu não raciocinei e cheguei à conclusão de que eu deveria ser livre – eu simplesmente me descobri livre – inesperadamente, sem o menor esforço. Esse estar livre de desejo e de medo continuou comigo desde então. Uma outra coisa que notei foi que não preciso mais me esforçar, que o ato segue o pensamento, sem demora nem atrito. Descobri também que os pensamentos se realizam automaticamente, que tudo se acerta de forma suave e precisa. A maior mudança ocorreu na mente, que se tornou imóvel e silenciosa, reagindo de forma rápida, mas sem perpetuar a reação. A espontaneidade se tornou um modo de vida, o real se tornou natural e o natural se tornou real. E, acima de tudo, uma afeição infinita, um amor escuro e silencioso, irradiando em todas as direções, tornando tudo interessante e belo, significativo e auspicioso.


Sri Nisargadatta Maharaj
(em “Eu Sou Aquilo” págs 249-250 - Tradução para o português de Patrícia de Queiroz Carvalho Zimbres. Editora Satsang)



Nenhum comentário:

Postar um comentário