quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Não vou criar mais sofrimento nem problemas para mim


Se você estivesse no paraíso, sua mente não demoraria a encontrar algum problema. Não se trata, basicamente, de solucionar seus problemas. Trata-se de perceber que não existem problemas. Apenas situações com que temos de lidar agora ou deixar de lado e aceitar como parte do “ser” neste momento, até que se transformem ou possam ser negociadas.

A mente, inconscientemente, adora problemas.

A palavra “problema” significa que estamos lidando mentalmente com uma situação, sem que exista um propósito real ou uma impossibilidade de agir no momento, e também estamos inconscientemente fazendo dele uma parte de nosso sentido interior. Ficamos tão sobrecarregados pela nossa situação de vida que perdemos o sentido da vida, ou do Ser. Ou então vamos carregando na mente o peso insano de uma centena de coisas que iremos fazer ou poderemos ter de fazer no futuro, em vez de focalizarmos a atenção sobre uma coisa que podemos fazer agora.

Quando criamos um problema, criamos sofrimento. Por isso, é preciso tomar uma decisão simples: não importa o que aconteça, não vou criar mais sofrimento nem problemas para mim. É uma escolha simples, mais radical. Ninguém faz uma escolha dessas a não ser que esteja verdadeiramente sufocado pelo sofrimento. E não consegue levar esse tipo de decisão adiante a não ser acessando o poder do Agora.


Eckhart Tolle
(em “O Poder do Agora”)



Nenhum comentário:

Postar um comentário