quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Como se libertar do medo?




Uma das perguntas que mais me fazem nos ensinamentos em grupo e nas entrevistas particulares é: “Como me livrar do apegos? Como me libertar das esperanças e dos medos?”

A resposta é simples: “Não tente se livrar”.

Por quê?

Porque quando tentamos nos livrar de algo, na realidade estamos reforçando a esperança e o medo. Se encaramos qualquer situação, sentimento, sensação, ou qualquer outra experiência como inimigo, apenas o tornamos mais forte, pois estamos resistindo e sucumbindo por causa deles. O caminho proposto por Buda começa por simplesmente observar o que quer que estejamos pensando ou sentindo: “Estou com raiva. Estou com ciúmes. Estou cansado. Estou com medo.”

À medida que observamos, pouco a pouco percebemos que os pensamentos e os sentimentos não são fixos nem sólidos como parecem ser. A impermanência tem suas vantagens. Tudo muda – até mesmo nossas esperanças e medos.


Yongey Mingyur Rinpoche
(em “Joyful Wisdom”)


Nenhum comentário:

Postar um comentário