sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Compaixão Inquebrantável




Apenas a compaixão não é suficiente, as pessoas precisam de um auxílio efetivo. Enquanto suas mente continuarem aprisionadas pelo apego, oferecer comida, roupas, dinheiro ou simplesmente afeto, lhes trará somente uma alegria limitada e temporária. Precisamos encontrar um meio de de libertá-las completamente do sofrimento. E isso só pode ser feito se colocarmos em prática os ensinamentos de Buda.

A verdadeira compaixão é dirigida imparcialmente a todos os seres, sem qualquer distinção entre os que são amigos e os que são inimigos. Tendo essa compaixão em mente, devemos fazer com que até mesmo o mais simples gesto - como oferecer uma flor ou o entoar um mantra – seja realizado com o desejo de que todos os seres vivos, sem distinções,  sejam beneficiados.

Os grandes mestres do passado consideravam o reconhecimento da impermanência e a prática da compaixão como o mais precioso entre todos os ensinamentos. Incansavelmente eles cultivaram o amor, a compaixão, a alegria e a equanimidade – os Quatro Pensamentos Incomensuráveis – que são a fonte de onde surge a habilidade em auxiliar aos outros.

Dilgo Khyentse Rinpoche
(citado por Matthieu Ricard em “On The Path of Enlightenment: Heart Advices from The Great Tibetan Masters”)


Nenhum comentário:

Postar um comentário