segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

A felicidade do outro





Desde 1989 tenho a honra de servir de intérprete francês ao Dalai Lama, que tem por hábito dizer “Minha religião é a bondade” e cuja quintessência do ensinamento é: “Todo ser, mesmo hostil, teme como eu o sofrimento e busca a felicidade. Esta reflexão leva a nos sentir profundamente mobilizados pela felicidade do outro, amigo ou inimigo. É a base da compaixão autêntica. Buscar a felicidade permanecendo indiferente aos outros é um erro trágico”.

Há alguns anos, quando me preparava para partir em retiro nas montanhas do Nepal, solicitei ao Dalai Lama alguns conselhos e ele me respondeu: “No início medite sobre a compaixão, no meio medite sobre a compaixão, no fim medite sobre a compaixão.”

Matthieu Ricard
(em “A Revolução do Altruísmo”)


Nenhum comentário:

Postar um comentário