Se você praticasse mantendo sua mente em repouso o tempo todo, seja caminhando, sentado ou deitado; concentrado inteiramente em não criar pensamentos conceituais ou discriminatórios, sem dualidade, sem apoiar-se em nada externo e sem apegar-se a nada, apenas permitindo que as coisas se guissem seu curso o tempo todo, como se estivesse doente demais para preocupar-se; deixando o mundo para lá; alheio a qualquer desejo de conhecer ou ser reconhecido pelos outros; mantendo sua mente firme – todos os Dharmas preencheriam sua compreensão por completo.
Você então sentiria-se inteiramente
livre. Suas habituais reações aos fenômenos diminuiriam e finalmente você
ultrapassaria o mundo ilusório: as pessoas exultariam pois um Buda surgiu no mundo! O conhecimento impassível e
puro implica em dar fim ao incessante fluxo de pensamentos e imagens mentais,
deixando de criar o carma que aprisiona aos renascimentos sem fim – seja
como deus, homem ou um infeliz no inferno.
Huang Po
(em “ The Zen Teaching of Huang Po”)
(em “ The Zen Teaching of Huang Po”)
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