sábado, 2 de fevereiro de 2013

Apreciar o dia de hoje


Paz de espirito significa contentar-se con sua vida diária. Contentar-se significa deixar de lado o “antes de” e o “depois de” e ser plenamente inteiro neste mesmo instante. Não me refiro ao passado e nem ao futuro. Mas a mirar atentamente o momento presente. Não há nada mais valioso que a tua consciência presente, pois nela está a vida eterna.

“O que recebestes ontem, deves devolvê-lo hoje”. Não gosto dessa idéia. Se recebo algo, aceito e digo: “Obrigado”. E se alguém necessita daquilo que recebi, simplesmente o dou. E isso é tudo.

Seguir o caminho de Buda significa apreciar o dia de hoje. Teus pés devem assentar-se firmemente sobre a terra a fim de que não percas de vista o dia de hoje, este instante, o lugar em que te encontras e, sobretudo, a ti mesmo. Praticar não consiste em terminar a faxina o quanto antes. Se não perdes de vista tua vida diária enquanto fazes a faxina, então tambem aí estás praticando.

Praticar significa avançar com passo firme enquanto iluminas a escuridão que se encontra diante de ti. Não conseguirás ter uma visão geral da escuridão. Mas se iluminas o trecho a frente a cada passo que der, então realizas o caminho eterno do Buda.

Kodo Sawaki


Nenhum comentário:

Postar um comentário