quarta-feira, 25 de maio de 2022

 

Quando o Buda caminhava, fazia-o sem esforço. Ele simplesmente sentia prazer em caminhar. Ele não tinha que se esforçar, pois, quando você caminha com atenção plena, entra em contato com todas as maravilhas da vida dentro e fora de você.

Para muitos de nós, a ideia de exercício sem esforço, de prazer relaxado de atenção plena, parece muito difícil. Isso porque nós não caminhamos com nossos pés. É claro que, fisicamente, nossos pés estão fazendo a caminhada, mas como nossas mentes estão em algum outro lugar, nós não estamos caminhando com nosso corpo completo e nossa consciência completa. Nós vemos nossas mentes e corpos como duas coisas separadas. Enquanto nossos corpos estão caminhando para um lado, nossa consciência está nos puxando para uma situação diferente.

Você pode dar um passo e tocar a terra de uma forma tal que você se posicione no momento presente e, assim, você chegará ao aqui e agora. Você não precisa fazer nenhum esforço. Seus pés tocam a terra em atenção plena e você, certamente, chegará ao aqui e agora. E, de repente, você está livre - livre de todas os seus projetos, todas as preocupações, todas as expectativas. Você está totalmente presente, totalmente vivo, e está tocando a terra.

Há um Buda em todos nós e deveríamos permitir que ele caminhasse.

 

Thich Nhat Hanh

(em "Corpo e Mente em Harmonia")

Nenhum comentário:

Postar um comentário