quarta-feira, 30 de setembro de 2020


Fundamentalmente, a verdade já está presente em todos. Ela não é uma coisa - você não precisa conhecê-la ou compreendê-la, não precisa afirmá-la ou negá-la. Apenas elimine o pensamento dualista - elimine a noção "ela existe" ou "ela não existe", para que não haja resquícios de nenhuma dessas ideias. Então, quando ambos os conceitos são abandonados, você não se apega a eles e nenhuma ideia pode limitar você. Na verdade não há falta ou excesso, nem sagrado ou profano, nem luz ou escuridão. Isso não é ter conhecimento e nem falta de conhecimento; nem escravidão nem libertação. Não é nenhum nome ou categoria. O Sutra de Vimalakirti diz: “a realidade não tem nada com o qual possa ser comparada” porque não há nada em particular que possa ser equiparado a ela. O corpo da realidade não é fabricado e não se enquadra nos limites de nenhuma classificação. Assim, diz-se que a compreensão que o sábio alcança não tem nome e não pode ser mencionada; a vazia porta da verdade não pode ser cristalizada. Dizem que os insetos podem pousar em qualquer lugar, exceto em uma chama ardente - da mesma forma que as pessoas podem formar apegos e conceitos sobre qualquer coisa, mas não sobre a sabedoria suprema.


Baizhang Huaihai (jap: Hyakujo)

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