sábado, 19 de setembro de 2020


Emmon: Ouvi dizer que, por causa da compaixão em seu coração, o Buda saiu de samadhi e, ajudou muitos seres sencientes a despertar. 

Nyuri: Samadhi é chamado dharmakaya, ou corpo do Dharma; o corpo formado pelos quatro grandes elementos é o sambhogakaya, ou corpo de recompensa; e o que aparece em resposta às circunstâncias é o nirmanakaya, ou corpo de transformação. O dharmakaya não está vinculado a nada; o corpo de transformação não está sujeito a nenhuma condição cármica, mas surge livremente e retorna novamente, sem deixar nada para trás - e, por isso, é dito que é desobstruído. 



Buda é a manifestação da verdade. As ervas e árvores também são a manifestação da verdade. Emmon não pode entender isso, por isso, para ele, Buda e grama são mundos separados. Para fazer Emmon perceber sua ilusão, o Mestre Nyuri responde em termos dos três corpos do Buda: dharmakaya, sambhogakaya e nirmanakaya. Esses três corpos não são três entidades diferentes, mas representam três aspectos da verdade: a essência ou o absoluto, a forma e a função, respectivamente. O fato de o corpo de transformação não estar sujeito a condições significa que ele muda livremente e por si mesmo em resposta à situação e que não deixa vestígios. Não ser restringido por condições significa mudar com as condições.



Soko Morinaga

Nenhum comentário:

Postar um comentário