Emmon: Ouvi dizer que,
por causa da compaixão em seu coração, o Buda saiu de samadhi e, ajudou muitos seres sencientes a despertar.
Nyuri: Samadhi é
chamado dharmakaya, ou corpo do Dharma; o corpo formado pelos quatro grandes
elementos é o sambhogakaya, ou corpo de recompensa; e o que aparece em resposta
às circunstâncias é o nirmanakaya, ou corpo de transformação. O dharmakaya não
está vinculado a nada; o corpo de transformação não está sujeito a nenhuma
condição cármica, mas surge livremente e retorna novamente, sem deixar nada para trás -
e, por isso, é dito que é desobstruído.
Buda é a manifestação
da verdade. As ervas e árvores também são a manifestação da verdade. Emmon não
pode entender isso, por isso, para ele, Buda e grama são mundos separados. Para
fazer Emmon perceber sua ilusão, o Mestre Nyuri responde em termos dos três
corpos do Buda: dharmakaya, sambhogakaya e nirmanakaya. Esses três corpos não
são três entidades diferentes, mas representam três aspectos da verdade: a
essência ou o absoluto, a forma e a função, respectivamente. O fato de o corpo
de transformação não estar sujeito a condições significa que ele muda
livremente e por si mesmo em resposta à situação e que não deixa vestígios. Não
ser restringido por condições significa mudar com as condições.
Soko Morinaga
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