domingo, 26 de janeiro de 2020


A visão de Dogen é estranhamente próxima da de Heidegger: o ser é sempre e apenas estar no tempo; o tempo não passa de ser. Isso acaba sendo menos um fato filosófico do que experimental: viver de verdade é aceitar que você vive no ser-tempo e entrar completamente nesse momento. Fundamentalmente, viver é abraçar cada momento como se fosse o primeiro, o último e todos os momentos. Quer você goste ou não desse momento, não importa: de fato, gostar ou não, estar disposto ou não a aceitá-lo, dependendo de gostar ou não, é sentar à margem de sua vida, esperando para decidir se deve ou não viver e, portanto, nunca viver realmente. Acho impressionante como é tão comum ser hesitante em relação as nossas vidas, ou tão adormecido dentro dela, e assim a perdemos completamente. Muitos de nós não sabemos como é estar vivo. Conhecemos nossos problemas, desejos, objetivos e realizações, mas não sabemos muito sobre nossas vidas. Geralmente, é preciso um grande evento, o equivalente a um nascimento ou uma morte, para despertar nossa sensação de viver esse momento que nos é dado - esse momento que é apenas ser-tempo, porque ele passa no momento em que surge. Meditar é estar vivo no ser-tempo.

Queremos diversão, queremos evitar dor e desconforto. Mas é impossível que as coisas sempre deem certo, impossível evitar dor e desconforto. Por isso, para ser feliz, uma felicidade que não mude ao sabor dos ventos, precisamos usar o que acontece conosco - tudo – quer nos encontremos no topo de uma montanha ou no fundo do mar.


Norman Fischer

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