sexta-feira, 28 de julho de 2017

Quinhentos anos


Estou certo de que, se a humanidade ainda estiver aqui dentro de quinhentos anos, olharão para trás, para a compreensão da psicologia atual e estes anos serão considerados como uma época obscura.

Dirão: "Caramba! No Século XX E no século XXI, se pensava que havia um eu separado enquanto entidade separada?! Dá para acreditar?".

É como quando se pensava que a terra era plana, parece tão verdadeiramente óbvio, simplesmente caminhe e tudo é plano; tudo parece manter a crença de que a terra é plana.

Mas então, quando se descobriu que a terra não era plana, a mesma evidência que mantinha essa crença anterior fazia parte da nova compreensão.

É o mesmo nesse caso - a humanidade olhará para trás no período em que pensávamos que éramos entidades separadas, sem acreditar.

E quando contemplarmos a nossa história, as pessoas se matando com bombas, brigando e gritando uns com os outros, dirão: "como é que não puderam ver a causa disso? Era tão óbvio, a razão desse conflito; seja bem a nível de indivíduos ou a uma escala maior, a nível de nações, era simplesmente o 'eu' acreditando ser separado do outro, era essa a visão distorcida".



Rupert Spira



Nenhum comentário:

Postar um comentário