quinta-feira, 15 de maio de 2014

Deixar de ser



Há quase trinta anos, no Japão, quando eu era um artista iniciante (e ainda sou), tomava chá com um velho mestre zen-budista e um escultor de renome. O escultor disse: “Estou passando por uma crise. Não consigo mais criar. O que fazer?” O velho mestre replicou: “Parece que o problema é você ser um escultor. Por que não abandona a escultura? Se você deixar de ser um escultor, terá chance de se tornar um verdadeiro escultor.” “Roshi”, disse eu ao mestre zen, “o senhor não acha que é tempo de deixar de ser um mestre zen para que possa ser um verdadeiro mestre zen?” “Você me pegou meu jovem”, tornou ele, “mas será que você não sabe que eu já deixei de sê-lo há muito tempo? Ha, há, há, há!” “Puxa”, exclamei, “o senhor se saiu bem.”

Kazuaki Tanahashi
(em “O Coração do Pincel”)

Nenhum comentário:

Postar um comentário