Qualquer "característica" de
qualquer fenômeno é ilusória. Reconhecendo que todas características são
ilusórias, você vê a Realidade. Até mesmo Buda e seres comuns são concepções
ilusórias. É por não conhecer a Mente real que você se ilude com conceitos. Se
você conceitua o Buda, será obstruído por esse Buda! Se criar opiniões e
conceitos sobre os seres comuns, será obstruído por eles. Todos esses conceitos
dualistas como ignorante e Iluminado, puro e impuro, são obstruções.
Você estuda os sutras e lições
budistas, mas eles são apenas conceitos empíricos. Você deve abandoná-los!
Abandone todo conhecimento que adquiriu como se ele fosse somente um leito no
qual você repousa quando está doente. Somente quando houver abandonado todos os
conceitos, não haverá mais nada objetivo a perceber. Somente quando os
fenômenos não mais obstruírem você, quando abandonar as concepções dualísticas,
você alcançará o estado de Buda.
Como a Mente sabe que não há qualquer
separação entre os fenômenos, esses são encarados de forma indiferenciada.
Todos os fenômenos que existem são criações do pensamento, por isso é
necessário uma mente vazia para perceber que eles são todos vazios. O mesmo
ocorre com os objetos dos sentidos, sejam eles quais forem. O vazio que está em
tudo é composto da mesma substância da Mente. E como a Mente é fundamentalmente
indiferenciada, o mesmo ocorre com tudo o mais. As diferentes manifestações
surgem para você apenas porque sua percepção crias as diferenciações.
Huang Po
(em "The Zen Teaching of Huang Po")
(em "The Zen Teaching of Huang Po")
Nenhum comentário:
Postar um comentário