sexta-feira, 26 de junho de 2015

Huang Po: Abandonar todos os conceitos!




Qualquer "característica" de qualquer fenômeno é ilusória. Reconhecendo que todas características são ilusórias, você vê a Realidade. Até mesmo Buda e seres comuns são concepções ilusórias. É por não conhecer a Mente real que você se ilude com conceitos. Se você conceitua o Buda, será obstruído por esse Buda! Se criar opiniões e conceitos sobre os seres comuns, será obstruído por eles. Todos esses conceitos dualistas como ignorante e Iluminado, puro e impuro, são obstruções.

Você estuda os sutras e lições budistas, mas eles são apenas conceitos empíricos. Você deve abandoná-los! Abandone todo conhecimento que adquiriu como se ele fosse somente um leito no qual você repousa quando está doente. Somente quando houver abandonado todos os conceitos, não haverá mais nada objetivo a perceber. Somente quando os fenômenos não mais obstruírem você, quando abandonar as concepções dualísticas, você alcançará o estado de Buda.

Como a Mente sabe que não há qualquer separação entre os fenômenos, esses são encarados de forma indiferenciada. Todos os fenômenos que existem são criações do pensamento, por isso é necessário uma mente vazia para perceber que eles são todos vazios. O mesmo ocorre com os objetos dos sentidos, sejam eles quais forem. O vazio que está em tudo é composto da mesma substância da Mente. E como a Mente é fundamentalmente indiferenciada, o mesmo ocorre com tudo o mais. As diferentes manifestações surgem para você apenas porque sua percepção crias as diferenciações.


Huang Po
(em "The Zen Teaching of Huang Po")



Nenhum comentário:

Postar um comentário