quinta-feira, 18 de junho de 2015

Entre as Nuvens Brancas

Apenas falar sobre o budismo não adianta. Você pode decorar todos os textos existentes, isso não irá ajudá-lo se não mantiver disciplina, meditação e sabedoria. É tolice acreditar que conseguirá livrar-se do ciclo de nascimento-e-morte sem isso.

Quando a ignorância é dissolvida, conseguimos ver a nossa Natureza Original. Em meio a esse mar de sofrimento os seres não sabem que possuem essa Natureza de Buda. Todos os os ensinamentos do Buda visam nos mostrar essa Natureza.

O Sutra de Lótus diz: “O maior de todos os votos é conduzir todos os seres a ver o que um buda vê, ver como um buda vê, e testemunhar o que um buda vê.”

Pratique meditação, tenha disciplina e sabedoria para libertar-se desse falso self. O falso self esconde nossa Natureza de Buda, por isso os seres não conseguem vê-la. É como um dia nublado no qual não podemos ver o sol. Isso não quer dizer que não haja sol, não é mesmo? Não há nada de errado com o sol, apenas não conseguimos vê-lo. Assim é a nossa Natureza de Buda.

Os homens seguem escravos de suas mentes, ás vezes no inferno e outras vezes no céu. Se alimentamos pensamentos negativos então esse mundo é um inferno. Mas se alimentamos pensamentos gentis, o mundo é um paraíso.


(palavras de um monge eremita Chan no documentário “Amongst White Clouds”)


Nenhum comentário:

Postar um comentário