terça-feira, 18 de novembro de 2014

O que é a iluminação?


A mais simples definição do que seja a iluminação budista é: o despertar da ilusão de que somos simplesmente seres encarnados. Esta é uma resposta bastante marcante e pode provocar o franzir de cenho em budistas e não-budistas. Pode causar até mesmo certa estranheza em pessoas que receberam ensinamentos budistas diferentes. E talvez devesse causar.

Certamente ninguém nega que o Buda ensinou algo muito profundo. Em diversos discursos, o Buda fez alusões ao transcendente e que nossa verdadeira natureza está além dos limites do corpo temporal. Além disso, há o problema do apego: é quase impossível superar o apego que nos mantém presos à ilusão do corpo físico.

Fundamentalmente, somos livres. Na realidade nós verdadeiramente nunca nascemos e nem iremos morrer. Mas por  estar sob a poderosa tirania da ilusão, estamos, por assim dizer, pregados ao sistema nervoso do corpo físico, o que nos dá pouca esperança de realizar a nossa liberdade fundamental.

Isso nos leva ainda a outro problema. Nós nunca experimentamos conscientemente o poder vital que anima nosso corpo, e que é distinto do corpo físico com o qual nascemos. Além disso, desconhecemos que esse poder é imortal. Hoje só acreditamos nesse corpo e que temos de suportar seus fardos. Se o poder vital que estimula continuamente o nosso sistema nervoso fosse subitamente amplificado,  provavelmente nos aterrorizaríamos, por desconhecimento daquilo que realmente nos move.


(extraído do blog The Zennist)

Nenhum comentário:

Postar um comentário