segunda-feira, 14 de julho de 2014

"Eu não quero"

Quando alguém pedia uma caligrafia ao mestre zen Ryokan, este desculpava-se: “Farei para você depois que praticar mais e melhorar”. Porém, quando estava inspirado, ele podia pintar muitas peças em sequência, não importando a qualidade do pincel, da tinta ou do papel.

O chefe de uma grande empresa de comércio há tempos tentava conseguir uma caligrafia sua, sem sucesso. Um dia em que Ryokan foi à sua casa mendigar comida, ele o puxou para dentro e, apontando para uma tela dourada que há muito estava preparada para a ocasião, pediu-lhe que escrevesse algo, avisando: “Não deixarei que partas até que termine”.

Sem escolha, Ryokan empunhou o pincel e escreveu:

“Eu não quero. Eu não quero. Eu não quero. Eu não quero.”

(citado por Yoshishige Kera no livro “Sky Above, Great Wind” a respeito do grande mestre zen Ryokan)

Nenhum comentário:

Postar um comentário