quinta-feira, 2 de agosto de 2012

A paz está no centro da tempestade


"Onde quer que estejamos, "aqui" é o centro da viagem da nossa vida. Aqui não há limiar, nem exterior, nem mais alto, nem mais baixo, nem princípio e nem fim. Seja o que for que o mundo nos dê agora, nós estamos no centro de nossas vidas, passo a passo no caminho aberto. É isto. A paz última está no centro da tempestade diária.

Permaneça livre de escolhas. Seja eternamente livre para o que te surgir no caminho. O crescimento real começa quando te deres conta da tua realidade, quando conseguires dizer "Está tudo bem", mesmo que a situação seja dura e miserável."

......

"O meu próprio "eu" foi completamente abandonado na minha experiência mais profunda? Ou continuo a ser o senhor soberano de tudo que domino, vivendo na zona de segurança desse "eu", guardando para mim aquilo que minha consciência percebeu? Tais reflexões são importantes formas de auto-exame, que não provém do "próprio eu", mas de Buda. E tudo depende disto; é aí o ponto de mudança.

Auto-examinar-se ajuda a não esquecer de optar sempre por um novo começo, e não importam os anos que se tenha de prática. Esta é uma das advertências fundamentais a se ter todos os dias em mente, seja no cimo da montanha, seja no fundo do mar."

Hogen Daido
(em "No Caminho Aberto")

Nenhum comentário:

Postar um comentário