domingo, 4 de fevereiro de 2018

Buscar a verdade é bobo


Há um poema muito famoso escrito pelo terceiro patriarca do Zen, Seng-ts'an (Sengcan), chamado Hsin-Hsin Ming, que se traduz como Versos sobre a Fé na Mente. Neste poema, Seng-ts'an escreve: "Não busque a verdade; apenas deixa de apreciar as opiniões." Esta é uma reversão na maneira como a maioria das pessoas tentam alcançar a verdade absoluta. Muitas pessoas procuram a verdade, mas Seng-ts'an está dizendo para não procurá-la. Isso parece estranho. Como você encontrará a verdade se não a buscar? Como você encontrará a felicidade se não a buscar? Todo mundo parece estar procurando algo. A busca espiritualidade é altamente honrada e respeitada, e aqui vem Seng-ts'an dizendo não procurar!

A razão pela qual Seng-ts'an está dizendo para não buscar é porque a verdade, ou a realidade, não é algo objetivo. A verdade não é algo "lá fora". Não é algo que você encontrará como um objeto de percepção ou como uma experiência temporal. A realidade não está dentro de você nem fora de você.

Seng-ts'an era um antigo mestre Zen. Ele via as coisas através do olho da iluminação e estava intimamente consciente de como a mente condicionada se engana em falsas perseguições e becos cegos. Ele sabia que buscar a verdade, ou a realidade, é tão bobo como um cachorro pensando que deve perseguir a sua cauda para alcançar sua cauda. O cão já possui sua cauda desde o início. Por isso, qualquer verdade que é alcançada através do entendimento não é a verdade real porque tal verdade seria um objeto e, portanto, não verdadeira.



Adyashanti



Nenhum comentário:

Postar um comentário