segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Determinação





Um militar, certa vez, parou num mosteiro em seu caminho de volta para casa depois de uma campanha bem sucedida. Ele foi visitar o abade, seu velho professor. Quando o abade e o soldado sentaram no pátio, conversando agradavelmente e bebendo chá, se distraíram por causa de uma discussão entre um noviço e um monge mais velho. O noviço reclamava que a técnica de meditação dada a ele pelo monge era ineficaz e sem valor. “Ela não consegue me ensinar como concentrar, muito menos como meditar”, gritava o noviço. “Dê-me uma técnica mais confiável”.

Observando que o argumento estava afligindo seu antigo mestre, o soldado se levantou e disse: “Por favor, mestre, permita-me ajudar esse jovem”. Quando o mestre deu seu consentimento. o soldado chamou seis dos seus arqueiros. Encheu, então, uma xícara de chá até a borda e cuidadosamente entregou-a ao noviço. “Pegue esta xícara de chá”, ele ordenou, “e sem derramar uma única gota, carregue-a por toda a área desse pátio”.

Quando o noviço pegou a xícara, o soldado ordenou a seus arqueiros: “Sigam-no! Se ele derramar uma única gota, atirem nele!” Os arqueiros tomaram seus arcos e começaram a andar atrás do noviço que, nos vinte minutos seguintes, aprendeu como se concentrar.

Caros amigos, não há substituto para a determinação. A Iluminação é um assunto sério. Nunca pode ser atingida com uma atitude casual ou relaxada. Você deve estar determinado a ser bem sucedido e deve ser firme em sua determinação.

Hsu Yun
(em “Nuvem Vazia: Os Ensinamentos de Hsu Yun”)



Nenhum comentário:

Postar um comentário