A mente é Buda. Fora da mente não há nenhum outro Buda. Há
cinco maneiras de abordar essa verdade:
Uma: compreender que a essência da mente (do ser) é por
natureza pura e limpa, e isso é o mesmo que o Buda;
Dois: compreender que a mente produz todos os fenômenos e
cria todas as ilusões às quais nos engolfamos;
Três: estar sempre desperto, sem interrupções, de modo que
a mente desperta esteja sempre presente, reconhecendo que a Realidade não
possui forma definida e a que possa ser classificada;
Quatro: contemplar sempre a existência corporal como sendo
essencialmente vazia e, uma vez que não se discrimine mais o mundo interior e o
exterior, viver corporalmente no âmbito da realidade sem obstruções;
Cinco: preservar o equilíbrio e não agitar-se, fluindo sempre
através do movimento e da quietude, reconhecer o Dharma de Buda por meio do
estudo e entrar sempre que necessário e rapidamente no portal da
concentração.
Daoxin – Quarto Patriarca Chan (Zen)
(em “La Aurora del Zen”)
(em “La Aurora del Zen”)
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