sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

A Realidade mais profunda

Brilhante e luminosa, sem falsidade, sem preconceitos, tranquila e imóvel, possuidora de vasta consciência, fundamentalmente sem nascimento, morte e discriminação. Sem nomes, formas e palavras. Permeia o espaço e abrange todo o céu e a terra, tudo o mais que tem forma e som.

Se falarmos de sua essência, é tão vasta que abrange tudo, nada fica de fora dela. Se falarmos de sua função, ela vai além das habilidades iluminadas, dos poderes espirituais, das sabedorias numerosas como poeira nas terras de Buda. Ela é ao mesmo tempo oculta e manifesta, soberana e livre em todas as direções, com imensos poderes espirituais. Mesmo grandes sábios não podem abarcá-la completamente.

Ela sempre esteve em cada pessoa. Quer você se mova ou não, sempre que se deparar com qualquer circunstância ou objeto, ela é sempre muito nítida e clara, límpida em todos os lugares, revelando-se em tudo. É tranquila e radiante em todas as atividades. Comumente é chamada mente. É também chamada de Caminho, e Dharma. Buda disse que quer estejamos em pé, sentados ou deitados, estamos sempre imersos nela. Mesmo os sábios Yao e Shun disseram "Mantendo com fidelidade o caminho, sem artificialidade, tudo debaixo do céu está em seu devido lugar."

Não eram Yao e Shun sábios? O Buda e os mestres iluminados não eram pessoas especiais? Pois simplesmente o que eles conseguiram foi iluminar essa Mente.


T’aego – Zen Mestre Coreano

Nenhum comentário:

Postar um comentário