terça-feira, 27 de janeiro de 2015

A nossa Mente Fundamental e o Universo



No passado, o Patriarca Zen Huineng disse o seguinte sobre o que chamamos de Mente Fundamental: “Quem poderia imaginar que minha natureza inerente é intrinsecamente pura? Quem poderia supor que que essa mente fundamental é naturalmente ligada a tudo? Quem imaginaria que essa mente é absolutamente inabalável? Quem poderia supor que essa mente é capaz de receber tudo e abandonar tudo?” Essa “natureza intrinsecamente pura” é a nossa mente fundamental. “Absolutamente inabalável” significa que a nossa mente fundamental já é totalmente completa. E a expressão “receber tudo e abandonar tudo” significa que a essência do universo inteiro está diretamente conectada com a nossa mente fundamental, e que tudo no universo funciona em conjunto, inseparavelmente. Com essas poucas sentenças, Huineng resumiu os princípios através do qual os reinos superiores, os reinos médios e os reinos inferiores funcionam em conjunto.

Se você realizar plenamente que essa mente está diretamente conectada com o universo inteiro, será capaz de cuidar naturalmente de absolutamente tudo.

A Roda do Dharma possui oito raios: quatro raios que representam o mundo visível e quatro raios que representam o mundo invisível. Logo, a Roda do Dharma com seus oito raios significa que tudo funciona em conjunto, livre e naturalmente. Cada minúsculo elemento do universo está diretamente conectado à mente fundamental de todos os seres, tudo funcionando como um só.

Daehaeng Sunim
(em “Wake Up and Laugh”)