terça-feira, 24 de junho de 2014

Vá para dentro de si mesmo

Quando o Buda tinha oitenta anos de idade e sabia que não ia viver muito mais tempo, ele ofereceu a prática da "ilha de si mesmo" para seus alunos. Ele disse que existe uma ilha segura dentro de si mesmo para onde podemos voltar a cada vez que sentirmos medo, instáveis ou em desespero. Vá para o lar, para a ilha de si mesmo dentro de você, se refugie nessa ilha e estará seguro. A ilha de si mesmo está apenas a uma respiração de distância. Com a prática da respiração consciente ou do andar atento, podemos voltar para o lar, para a nossa ilha, imediatamente.

Antes de me mudar para Plum Village, eu costumava ficar em um eremitério cerca de uma hora de carro de Paris. Um dia eu deixei a minha ermida para ir para uma caminhada. A manhã estava muito bonita, por isso antes de sair, eu abri todas as portas e janelas. Mas por volta das quatro da tarde, o tempo mudou, o vento chegou, as nuvens cobriram o sol, e começou a chover. Eu sabia que deveria ir para casa, então eu pratiquei a caminhada consciente no caminho de volta. Quando cheguei, encontrei minha pequena ermida em um estado muito ruim. Estava escuro, frio e miserável no seu interior, que já não estava mais um lugar agradável para se ficar. Mas eu sabia o que tinha que fazer.

A primeira coisa era fechar todas as portas e janelas. A segunda coisa era fazer um fogo no fogão a lenha. Depois disso, eu acendi uma lâmpada de querosene. Então fui pegar todas as folhas de papel que tinham sido sopradas por todo o eremitério. Quando tudo tinha sido pego e colocado de volta em seu devido lugar, eu me sentei perto da lareira e me aqueci no fogo. Agora, a ermida havia se tornado novamente um lugar agradável, aconchegante para se estar. Eu estava seguro e confortável na minha casa.

Esta imagem pode ilustrar o que fazer quando nos sentimos por baixo ou aborrecidos em nossas vidas diárias. Nós nos esforçamos duramente, mas quanto mais tentamos, pior nos sentimos. Nós dizemos: "Apenas não é o meu dia." Parece que estamos falhando em tudo que tentamos fazer. Tentamos dizer ou fazer alguma coisa para melhorar a situação, mas não funciona. Este é o momento de voltar para a nossa ermida e fechar todas as portas e janelas. Vá para casa de si mesmo por meio de sua respiração consciente e reconheça os sentimentos dentro de você. Pode haver sentimentos de raiva, de medo, de ansiedade ou de desespero. Seja qual for sentimento que estiver lá, reconheça-o e o abrace com muito carinho.

Thich Nhat Hanh
(em “Work” – traduzido por Leonardo Dobbin; retirado do blog Sangha Virtual )

Nenhum comentário:

Postar um comentário