terça-feira, 22 de outubro de 2013

Culpa é ira



O sentimento de culpa, na psicologia Budista, é definido como um tipo de ódio auto-dirigido. É uma outra forma de ira. E se estivermos motivados pela culpa que sentimentos, isso drenará toda a nossa energia; não nos dá força para ajudarmos os outros. Nós próprios acabamos por tomar o lugar central do palco quando estamos em “modo culpa".
 
Sharon Salzberg

......................

Eu sou muito atingido pela culpa, em especial quando erro por falta de disciplina. Se olho para trás e vejo que fiz o melhor, meus equívocos não me afetam tanto, eu fiz o melhor que pude. Mas se erro por não ter feito o que deveria me sinto mal, envergonhado diante de mim mesmo.

Não adianta forçar-me a "não sentir culpa". Melhor cuidar de não errar tanto por omissão, descuido ou acomodação.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário