terça-feira, 25 de setembro de 2012

Ser soberano, ser verdadeiro


Por não terdes a virtude da autoconfiança, estais sempre preocupados, correndo atrás de uma miríade de diferentes objetos fora de vós mesmos, e depois esses objetos vos fazem virar em círculos e vós perdeis toda a vossa liberdade.

Quereis saber que é o Buda? O Buda é vós mesmos, que estais aqui diante de mim. O praticante desprovido de suficiente autoconfiança voltará sempre sua atenção para o que é externo e perambulará à procura de alguma coisa. Se não quereis ser diferentes do Buda, nosso mestre, não corrais atrás de coisas que estão fora de vós.

Todo lugar é um ponto de chegada, todo lugar é um autêntico lar para o praticante. No meu modo de ver não há nada que não seja profundo e maravilhoso, nada que não seja liberto. Deveis viver a vossa de maneira muito natural. Não vos deis ares de grandeza.

Deveis ser soberanos onde vos encontrardes: ser a verdadeira pessoa onde quer que estiverdes, não desejando que o meio circundante vos afaste.

Todos sois a lúcida natureza original, nenhum de vós está obstruído.  É só porque vossa confiança é imatura que vós continuais a procurar incessantemente.


Mestre Linji
(compilação - em "Nada Fazer, Não Ir a Lugar Algum")


Nenhum comentário:

Postar um comentário