terça-feira, 17 de julho de 2012

Fique à vontade

Percebo surpreso que algumas pessoas visitam diariamente o blog. Imaginei que as visitas, quando ocorressem, seriam poucas e esporádicas. Acertei, em parte: elas são realmente poucas. Mas para minha surpresa, há sim, visitas diárias!

Em relação à baixa frequência, não poderia ser diferente. Eu não divulguei o blog a ninguém. E por um motivo simples: minha intenção jamais foi ser lido. Nada contra, claro; apenas jamais tive – e continuo não tendo - a pretensão de considerá-lo suficientemente "bom" a ponto de indicar a quem fosse. Pois por certo que ele é eclético; mas também é predominantemente budista, e a maioria das pessoas que conheço não o são. Além disso, não queria preocupar-me em agradar a muitos, em compartilhar algo novo e ficar esperando e torcendo por comentários positivos. Por isso são poucas as reflexões pessoais: não me estimo tanto a ponto de acreditar que minhas experiências ou opiniões sejam interessantes para outros. Não tenho verdades minhas a compartilhar. Outros, mais sábios, falam por mim e sobre o que acredito melhor do que eu mesmo o faria.

Criei o blog apenas para reunir em um mesmo lugar palavras que me tocam, me esclarecem e emocionam. Não tenho outro objetivo além de tornar a apreciar os posts aqui espalhados sempre que desejar. Como visitas a um belo e diversificado jardim. Se alguém mais apreciar, isso será muito, muito bom; se não, tudo bem também.

“Vir foi bom, ir também é bom;
água corrente, uma nuvem que passa...”

A partir de agora, quem quiser comentar, sinta-se à vontade. Antes, eu não preocupei-me em liberar os comentários, isso simplesmente não havia me passado pela cabeça. Como disse, eu não esperava por visitas.

Mas as visitas, se aparecem, devem ser bem recebidas. Não se deve fechar as portas para elas: “O visitante é Deus”, afirma uma antiga sabedoria oriental. Por isso, desculpe-me se você já veio aqui antes, tentou comentar algo e não conseguiu. Perdoe-me a indelicadeza, não foi minha intenção.

Por favor, fique à vontade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário