domingo, 10 de maio de 2020


(Palavras Finais)

Eu tenho ensinado estudantes Zen nesta montanha por quase quarenta anos. Muitas pessoas vêm me visitar pensando que estão visitando um Mestre Zen, mas só veem meu corpo físico, a casa onde mora minha verdadeira natureza. Eles não vêem minha verdadeira natureza. Isso não é um problema, mas significa que eles não viram sua própria verdadeira natureza também.

Como eles não viram sua verdadeira natureza, não podem ver seus pais, irmãos, esposa e filhos ou qualquer outra pessoa. Eles vagam pela vida em vão, como loucos. Temos que dizer que este é realmente um mundo de trevas. Os alunos que recebem meu ensinamento devem fazê-lo com sinceridade e dedicação, sem esquecer as instruções que dei. Por fim, ser sincero e dedicado é retribuir ao Dharma, para que você não perca sua prática ou sofra alguma perda mental.

Você deve sempre manter três coisas: um local de prática, um professor do Dharma e amigos do Dharma. ...

Você deveria saber que sou um ser eterno, não dependente de um corpo físico.
Mesmo quando meu discurso sobre o Dharma não for mais ouvido, você ainda poderá ver minha verdadeira face, porque ela nunca desaparece.


Mangong (Mestre Seon)

Nenhum comentário:

Postar um comentário