sexta-feira, 9 de agosto de 2019


Sunim nunca se contentou em se ficar apenas com o que havia percebido. Ela seguiu em frente, sem apegar-se a nenhuma experiência ou conceito. À noite parava de andar e dormia onde quer que estivesse, geralmente em um campo ou nas montanhas. Molhada do orvalho da manhã, ela recebia a madrugada quando chegava o início de cada dia. Enquanto a luz se espalhava pelo país, ela vagava por onde seus pés a levavam. Se tivesse sorte encontraria algumas frutas silvestres, mas o mais comum é que passasse fome. Tudo o que tinha para vestir era um fino conjunto de roupas de verão. No inverno ela passava as noites frias em santuários vazios nas montanhas - quando era possível. Se tivesse sorte encontrava um palheiro, que ela achava a cama mais maravilhosa possível. Seus pés congelavam pelo frio e a pele inchada rachava, mas mesmo a dor não a desanimava. Ela nunca tentou encontrar algum professor em particular.

"Todos os seres e coisas eram meus professores. Animais selvagens, pássaros, uma moita de capim e até mesmo uma pedra sob meus pés eram todos meus professores, e eles me davam ensinamentos incomparáveis. Eu compreendi a verdade a partir das pequenas coisas, mais do que através dos textos budistas ou sentada em meditação. Acima de tudo, confiava no meu professor supremo, a Natureza Búdica, que me conduziu ao meu eu interior. E os seres sencientes, cegos com seus olhos abertos, rindo quando felizes e chorando quando tristes, foram também meus professores. Se não fosse eles, como eu teria compreendido a verdade de que o Buda e todos os seres são inseparáveis? "


Daehaeng Sunim

Nenhum comentário:

Postar um comentário