quarta-feira, 15 de março de 2017

A iluminação e o ego



Se eu tivesse que definir o estado de iluminação em termos humanos, eu a definiria como contentamento. Não ser ninguém, não ir a lugar nenhum, não precisar de qualquer motivo para existir. Isto pode soar um pouco maçante para o ego, e é claro que para o ego isso é mesmo chato. Mas realmente não há nada na iluminação que sirva para o ego. Porque na iluminação o falso eu egoico é revelado como sendo uma ilusão irrelevante, uma máscara, um personagem que o Vazio veste enquanto finge ser humano.

O ego não passa de uma defesa contra a iluminação. Eu não estou dizendo que ele seja mau ou ruim, porque não é. Eu estou dizendo que o ego é uma construção social e pessoal e, portanto, uma ilusão. Mas não há nada de errado com a ilusão em si. Uma pintura é uma ilusão; um filme é uma ilusão; um bom romance é uma ilusão. O problema não está na ilusão; o problema está nos apegos emocionais e vícios do ego.


Adyashanti
(retirado do facebook)





Nenhum comentário:

Postar um comentário