sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Sem poderes especiais



Todos os monges ficavam curiosos a respeito de sua postura Chan natural, seu perfeito equilíbrio. Mesmo o mestre Shi Tou viu-se impelido a perguntar-lhe qual era o seu segredo: “Todos se maravilham diante de sua prática”, disse Shi Tou. “Conte-me, você possui poderes especiais?”

O praticante laico Pang apenas sorriu e disse, “Não, não possuo poderes especiais. Meu dia é dedicado as atividades simples e eu apenas mantenho minha mente em harmonia com as tarefas que executo. Aceito o que vier sem qualquer desejo ou aversão. Quando encontro alguém, mantenho uma atitude neutra, nunca elogiando, nunca recriminando. Para mim, vermelho é vermelho, e não “carmesim” ou “escarlate”.  Logo, qual método maravilhoso eu utilizo? Bem, quando corto lenha,  eu simplesmente corto lenha; e quando carrego água, simplesmente carrego água.


Mestre Hsu Yun
(em “ Empty Clouds – The Zen Teaching of Master Xu Yun”)



Nenhum comentário:

Postar um comentário