quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

A essência de tudo é uma só



Nossa mente fundamental é capaz de se comunicar e conectar com tudo. Por não ter uma forma definida, ela age como um tipo de de energia, como a eletricidade e o magnetismo. Por isso, cada lado absorve automaticamente o que é dito pelo outro. Como a eletricidade ou um telefone celular, as mentes se comunicam sem deixar rastros desse ir e vir. Tudo isso é atividade do Dharma profundo.  E onde está esse profundo e misterioso Dharma? Em cada parte e cada instante de nossa vida diária.

Como Buda disse, em meio a essa impermanente vida, onde tudo incessantemente flui e se transforma, há algo que é eterno. As coisas materiais podem mudar a cada momento, mas suas raízes permanecem para sempre. Cultivamos nossas mentes para realizar a essência eterna dessa raíz e viver livremente.

Se você compreender que a essência de sua mente está diretamente conectada com a essência do universo, será capaz de verdadeiramente ouvir, ver e avaliar tudo que é visivel e invisivel.  Pois essa capacidade é própria da nossa essência.

Quando se escuta algo radicalmente novo, algo sobre o qual nunca se imaginou, provavelmente pensa-se que é absurdo. Mas não é absurdo afirmar que a essência dos seres humanos está conectada com a essência de tudo no universo. Preste atenção como funciona o mundo a seu redor. As pessoas tendem a unir-se de acordo com suas afinidades cármicas semelhantes e encaixam-se no ritmo uns dos outros. Mas a vida em grupo nem sempre é prazeirosa, certo? Quando não conhecem a conexão fundamental que as une, as pessoas brigam entre si. Para elas a vida é uma guerra, embora não se dêem conta disso.

Daehaeng Sunim
(em “Wake Up and Laugh”)