terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Sem resistência

Alguns anos atrás eu estava dominada por uma profunda ansiedade, uma ansiedade fundamentalmente intensa e sem motivo aparente. Eu me sentia muito vulnerável, com medo e desamparada. Eu me sentava em meditação e respirava consciente da ansiedade, relaxava nela, permanecia com ela, mas o terror não diminuiu . Foi implacável mesmo depois de muitos dias, e eu não sabia mais o que fazer.

Procurei meu professor, Dzigar Kongtrül , e ele disse: "Oh, eu conheço este lugar." Isso foi animador. Ele me contou sobre momentos de sua vida nos quais havia sido capturado da mesma forma. Disse que essa tinha sido uma parte importante de sua jornada e também um excelente ensinamento. Então ele fez algo que mudou para sempre minha maneira de praticar. Ele pediu que eu expressasse o que estava experimentando. Me perguntou exatamente onde eu sentia a ansiedade. Se doía fisicamente e se era quente ou fria. Pediu para que eu descrevesse o que sentia, tão minuciosamente quanto pudesse. Essa exploração detalhada continuou por um tempo, e em seguida ele animou-se e disse: "Pema ... Isso é um alto nível de bem-aventurança espiritual!"

Eu quase caí da cadeira. E pensei : "Uau, isso é ótimo!" Eu mal podia esperar para sentir essa sensação novamente. E você sabe o que aconteceu? Quando avidamente sentei-me para praticar, agora sem resistência, a ansiedade, é claro, também havia partido.

Pema Chodron

Nenhum comentário:

Postar um comentário