sexta-feira, 9 de março de 2018

Ilusões


Todos os fenômenos* são ilusões. Estar apegado a um fenômeno é estar apegado a uma ilusão. Se você deixar de se apegar aos fenômenos, não mais será afetado pelas ilusões. E se não for afetado pelas ilusões, não estará mais sujeito ao samsara (o ciclo de nascimento e morte), e seu corpo puro e natural (sua essência) se revelará.

Esse não apegar-se aos apegos é a prática mais maravilhosa de todas. Ela consiste em não apegar-se a nada que surja de você, a nada que surja do exterior e nem a qualquer milagre ou recompensa que possa acontecer. Contemple as coisas como se você estivesse num espelho: quando algo surgir, reflita o que surgir; quando partir, deixe ir.


Chi-fo
(citado por Red Pine em “The Diamond Sutra”)


*Fenômenos: Tudo o que existe, o que vemos, pensamos, sentimos. Como todas essas manifestações (esses fenômenos) dependem de causas e condições para se manifestar e, como nenhum deles é eterno, porém temporários (pois eles mudam quando as causas e condições mudam), diz-se que na realidade eles são vazios, ilusórios, e que não possuem existência real.  A nossa ilusão é crermos e nos apegarmos a tudo isso que nos cerca, até mesmo nossos corpos e essa manifestação temporária que chamamos de “vida”.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário