segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Tornar a prática seu próprio ser

Se você quer praticar o Darma corretamente, do fundo do coração, atente para o seguinte:
 
Ser um budista não significa apenas observar os preceitos; significa mandar para bem longe os erros que desvirtuam. Não significa meramente assumir uma forma externa pura; significa praticar a virtude corretamente. Não significa somente controlar o orpo, a fala e a mente em atividades cotidianas; significa trazer todas as raízes de virtude ao caminho da grande iluminação.
 
Ser virtuoso não significa simplesmente aparentar ser um budista; significa temer a formação de maus carmas. Ser um amigo espiritual não significa apenas assumir uma conduta digna; significa cuidar de todos os seres.
 
Ser um meditador não significa simplesmente viver em uma caverna; significa treinar-se no estado verdadeiro e natural. Ser um eremita não significa somente viver só; significa ter a mente livre de construções dualistas. Ser sábio não significa somente refletir sobre os problemas mundanos; significa distinguir o que é realmente certo e errado.
 
Ter fé não significa lamuriar-se; significa entrar no caminho correto a fim de superar a morte e o renascimento. Ser diligente não significa engajar-se em vários compromissos; significa empenhar-se nos métodos para deixar a existência samsárica para trás. Ser generoso não significa meramente dar com preconceito e parcialidade; significa ser profundamente livre de apego a absolutamente qualquer coisa.
 
Meditação não significa fixar-se em algo com o pensamento; significa ter a mente estável de modo natural, livre de fixações.
 
Aprender não significa apenas receber ensinamentos; significa ultrapassar concepções errôneas e alcançar a realização que está além da mente conceitual. Refletir não significa somente seguir conceitos e formar suposições; significa superar o apego ilusório.
 
Não confunda meras palavras com o significado dos ensinamentos. Torne a prática seu próprio ser e alcance a liberdade do samsar agora mesmo.
 
Padmasambhava


Nenhum comentário:

Postar um comentário