O real está perto de nós, não é preciso procurá-lo; quem busca a verdade nunca a encontrará. A verdade está naquilo que é, e essa é a sua beleza.
Jiddu Krishnamurti
A meditação é uma das maiores artes da vida, talvez a maior, e não se pode aprendê-la com ninguém. Essa é a sua beleza. Não tem técnica e, portanto, nenhuma autoridade! Quando você aprende sobre si mesmo, observa a si mesmo, observa a maneira como anda, como come, o que diz, as fofocas, o ódio, o ciúme, se você está ciente de tudo isso em si mesmo, sem qualquer escolha, isso faz parte da meditação.
Portanto, a meditação pode ocorrer quando você está sentado em um ônibus ou caminhando na floresta cheia de luz e sombras, ou ouvindo o canto dos pássaros ou olhando para o rosto de sua esposa, marido ou filho.
Jiddu Krishnamurti
Meditação é estar cônscio de cada pensamento e de cada sentimento, nunca dizer que ele é certo ou errado, porém simplesmente observar e acompanhar seu movimento. Nessa vigilância, compreendeis o movimento total do pensamento e do sentimento. E dessa vigilância vem o silêncio. O silêncio criado pelo pensamento é estagnação, coisa morta, porém o silêncio que vem quando o pensamento compreendeu a sua própria origem, natureza, esse silêncio é meditação na qual o meditador está de todo ausente, porque a mente esvaziou-se do passado.
Jiddu Krishnamurti
Mas a escolha dá liberdade? Por que temos que escolher? Se você é realmente lúcido, se tem uma compreensão exata das coisas, então não há escolha. Disso resulta uma ação correta.
Apenas quando há dúvida e incerteza é que começamos a escolher. A escolha, então, se vocês me permitem dizê-lo, constitui um empecilho para a liberdade.
Jiddu Krishnamurti
Toda exigência nasce da dualidade: "Sou infeliz, e tenho de ser feliz". Nessa própria exigência - tenho de ser feliz - está a infelicidade. Quando uma pessoa se esforça para ser boa, nesse próprio "ser bom" está o seu oposto - ser mau. Tudo o que se afirma contém o seu próprio oposto; o esforço que se faz para dominá-lo torna mais forte aquilo contra o qual se luta.
Jiddu Krishnamurti
O que abrirá a Porta é o percebimento e a atenção diários – percebimento e atenção da maneira como falamos, do que dizemos, de nossa maneira de andar, do que pensamos, de como agimos, enfim, de tudo. Isto é como limpar e manter em ordem um aposento. Mas, manter o aposento em ordem é importante a um respeito e totalmente sem importância a outro respeito. Deve haver ordem no aposento, porém, a ordem não abrirá a Porta. O que abrirá a Porta não é a nossa volição ou o nosso desejo. Não se pode de modo nenhum chamar o outro "estado de espírito". O que se pode fazer é apenas manter o aposento em ordem, o que significa ser virtuoso por amor à virtude e não pelo que isto nos trará, isto é, ser categoricamente equilibrado, racional e ordenado, e não hipoteticamente. Então, talvez, digamos assim, se tivermos sorte, a Porta se abrirá e a brisa entrará. Ou pode ser que não. Tudo dependerá do estado de nossa mente. E este estado da mente só pode ser compreendido por nós mesmos, ao observá-lo sem tentar moldá-lo, sem ser parcial, sem contrariá-lo, sem jamais concordar, justificar, condenar, julgar, quer dizer, estar vigilante e atento sem fazer nenhuma escolha. E, em razão deste percebimento sem escolha, a Porta, talvez, se abrirá, e conheceremos aquela dimensão em que não existem o conflito nem o tempo.
Jiddu Krishnamurti
A dimensão na qual vivemos nossa vida cotidiana, de dor, de prazer, de medo, condiciona a mente, limita-lhe a natureza. Quando essa dor, esse prazer e esse medo deixam de existir, a mente passa então a funcionar numa dimensão diferente, na qual não existe conflito, nenhuma ideia de diferença.
Jiddu Krishnamurti
A maioria de nós percorre a vida desatentamente, reagindo sem pensar, de acordo com o ambiente em que fomos criados. Tais reações acarretam mais servidão, mais condicionamentos. Mas no momento em que aplica toda a atenção ao seu condicionamento, você se verá inteiramente livre do passado. Ele se desprenderá naturalmente de você.
Jiddu Krishnamurti
No momento em que alcança qualquer alvo, você perde o atributo da inocência e da humildade; no momento em que chega a uma conclusão ou começa a examinar com base no conhecimento, está tudo acabado, porque estará traduzindo tudo o que é vivo em termos do velho.
Mas, ao contrário, se não tiver nenhum ponto de apoio, nenhuma certeza, nenhuma perfeição, terá liberdade para olhar, e quando se olha uma coisa com liberdade, ela é sempre nova.
Jiddu Krishnamurti
Quando você está completamente atento não existe um centro, um "eu". Assim o cérebro se torna quieto. Porém, não é o silêncio cultivado pelo pensamento, mas sim pela inteligência. Neste silêncio acontece o inominável, o sagrado, imutável, não tocado pelo pensamento. É o caminho da compaixão. E, então, aquilo que é sagrado é eterno. Isso é meditação. É uma vida sagrada de grande beleza e integridade.
Jiddu Krishnamurti
Quando a pessoa é realmente livre, há energia; quando ela é livre, não pode fazer nada errado. Não existe agir correta ou incorretamente quando há liberdade. Você é livre e, desse centro, age. Por conseguinte, não existe medo, e a mente sem medo é capaz de infinito amor. E o amor pode fazer o que quer.
Jiddu Krishnamurti
Tendo percebido que não podemos depender de nenhuma autoridade exterior para promover a revolução total na estrutura de nossa própria psiquê, apresenta-se a dificuldade infinitamente maior de rejeitarmos nossa própria autoridade interior, a autoridade de nossas próprias e insignificantes experiências e opiniões acumuladas, conhecimentos, idéias e ideais.
Jiddu Krishnamurti
Ao contemplarmos aquela beleza, uma grande serenidade penetrou em nós. A mente ficou muito quieta, sem qualquer reação, sem um único movimento, e era surpreendente sentir aquela imensa tranquilidade. "Sentir" não é a palavra correta. Aquele silêncio, aquela serenidade, não nos chegava pela consciência; estava além dela.
Estávamos tão imóveis que nosso corpo se tornou completamente parte da terra, parte de tudo que era sereno.
Éramos tudo. Éramos a luz, e a beleza do amor. Mas dizer "éramos parte de tudo" também está errado. A palavra "nós" não é adequada porque, na verdade, nós não estávamos ali. Apenas existiam aquela paz, aquela beleza e um extraordinário senso de amor.
Jiddu Krishnamurti
A meditação não tem princípio e nem fim; nela não há nem sucesso e nem fracasso, nenhuma acumulação e nenhuma renúncia; é um movimento sem finalidade, para além do tempo e do espaço. Experienciar a meditação é negá-la, pois aquele que experiencia está preso ao tempo e ao espaço, à memória e ao reconhecer.
Jiddu Krishnamurti
A libertação do karma não é algo que se alcança através de um método ou prática, mas sim através de uma compreensão radical.
Isso significa compreender o "Eu", o ego, como um centro de memórias, sofrimentos e experiências que se perpetuam através do pensamento e da ação condicionada.
Quando o "Eu" deixa de ser a fonte de ação e o centro da mente, e quando o conflito cessa, a mente pode estar livre do ciclo do carma e alcançar a tranquilidade, vindo a conhecer o eterno.
Jiddu Krishnamurti
Meditação é a atenção total ao que se estiver fazendo. Se estiver se vestindo, preste atenção. Se estiver conversando com alguém, dê sua atenção total. Na atenção não há “eu” no centro. Somente quando não há atenção é que o ego se forma, e junto com ele as dores, a tristeza, as divisões. Pois meditação é a total ausência de eu. Quando há essa atenção, a mente é totalmente calma, silenciosa, sem pressão.
Jiddu Krishnamurti
No profundo silêncio da noite e na quietude e tranquilidade das montanhas, há um grande mistério. Ele está ali presente em todas as coisas vivas. se você se senta em silêncio, sob uma árvore, sente a ancestralidade da terra com seu mistério incompreensível. Em uma noite, quando não há agitação, quando as estrelas estão luminosas e próximas, você percebe o espaço se expandindo e a misteriosa ordem que existe em todas as coisas, o imensurável e o nada, do movimento das escuras colinas e do pio de uma coruja. Nesse silêncio total da mente, esse mistério se expande na ausência do tempo e do espaço.
Krishnamurti
Você não tem paz de espírito porque está buscando uma ideia de paz de espírito total. Isso é um equívoco.
Esteja atento à sua mente em cada momento, não importa quão desconfortável possa ser. A grande paz mental é realizada apenas na prática dentro dessa mente que não está em paz.
Aqui, o mestre Kodo Sawaki descreve uma dificuldade íntima: a tensão causada pelo desejo de estar em paz. O paradoxo é que a verdadeira serenidade nasce quando nos permitimos estar no caos e praticamos ali mesmo, com o que há.
(extraído do perfil Zen: iluminação silenciosa)
De nenhuma forma eu poderia ser mais feliz do que sou agora. Desde a hora que me levanto até a hora que vou para a cama, sou grato por tudo que me acontece.
No Zen é dito: "Todo dia é um bom dia." Agora a pergunta é: o que você precisa fazer para tornar cada dia realmente um bom dia? O que você precisa possuir para realmente aproveitar cada dia? Absolutamente nada!
Você não precisa fazer ou possuir nada para ser feliz. Você constantemente se deixa levar pela ideia de que precisa fazer tal coisa ou que você quer ter aquela outra coisa. Quando você finalmente perceber que essa ideia é uma quimera, cada dia será realmente um bom dia e qualquer ano será um bom ano.
Kodo Sawaki Roshi
Não importa o quanto você tente controlar o caminho, a vida sempre te leva aonde você precisa estar. Hoje, depois de duas décadas de prática budista, continuo surpreso ao ver como as coisas raramente acontecem como eu imaginava. Mas, nesse desapego, surgem pessoas, ensinamentos e lugares que eu jamais teria imaginado quando estava no meu antigo escritório. Continuo, com muito a aprender, mas com a convicção de que, apesar das minhas deficiências, este é o verdadeiro caminho. E que, no fim, tudo se resume a confiar e servir, para o bem de todos.
Senpo Oshiro