segunda-feira, 24 de julho de 2023

Meu senhor - disse Ch'ing -, não passo de um simples carpinteiro, nada sei sobre arte, mas sei o que posso lhe dizer. Sempre que começo a entalhar um suporte para sino, concentro a mente. Após três dias meditando, já não tenho pensamentos de elogio ou crítica. Após cinco dias, não tenho pensamentos de sucesso ou fracasso. Após sete dias, já não me identifico com um corpo. Toda minha energia se concentra na minha tarefa; não há distrações. Nesse ponto, penetro na floresta da montanha. Examino as árvores até que a exatamente certa apareça. Se eu conseguir enxergar um suporte para sino dentro dela, o verdadeiro trabalho está feito e tudo que preciso fazer é começar. Assim, harmonizo interior e exterior. É por isso que acham o meu trabalho algo divino.


Chuang-Tzu 

Nenhum comentário:

Postar um comentário