terça-feira, 24 de novembro de 2020


Estando no trabalho ou estando em repouso, nunca pare de tentar perceber quem é o eu que está escutando o mundo ao redor. Mesmo que seu questionamento fique quase inconsciente, você não encontrará quem escuta e todos os seus esforços se revelarão inúteis.

No entanto, os sons podem ser ouvidos, por isso, questione-se em um nível ainda mais profundo. Então todo vestígio de autoconsciência desaparecerá e você se sentirá como um céu sem nuvens. Você não encontrará um eu, nem descobrirá quem afinal escuta. A Mente é como o vazio, mas nela não há um ponto sequer que possa ser chamado de vazio. Esse estado é frequentemente confundido com a autorrealização, mas continue a se perguntar ainda mais intensamente: "E agora, quem é que está escutando?"

Se você se dedicar e se debruçar sobre essa pergunta, alheio a qualquer outra coisa, até esse sentimento de vazio desaparecerá e você não perceberá mais nada - a escuridão total prevalecerá. Mas não pare por aqui, continue perguntando com todas as suas forças: "Quem está escutando?"

Somente quando você estiver completamente exausto, a pergunta desaparecerá: agora você se sentirá como um homem que voltou dos mortos. Esta é a verdadeira realização. Você verá os Budas de todos os universos face a face e os mestres do passado e do presente.


Bassui Tokusho

Nenhum comentário:

Postar um comentário