quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

A ilusória ideia "eu sou"


Você colocou tanta energia na construção de um cárcere para si mesmo, agora, gasta outro tanto para demoli-lo. Na verdade, demolir é fácil, pois o falso se dissolve assim que é percebido. Tudo gira em torno da ideia "eu sou". Examine-a minuciosamente. Ela está na raiz de todos os problemas. Ela é como uma espécie de pele, que o separa da realidade. A realidade está tanto dentro quanto fora da pele, mas a pele em si não é real. 

Essa ideia do "eu sou" não nasceu com você. Você poderia ter vivido perfeitamente sem ela. Ela veio mais tarde, em razão de sua identificação com o corpo, que criou a ilusão de separação onde não havia separação. Ela fez com que você se tornasse um forasteiros em seu próprio mundo e tornou o mundo estranho e hostil. Sem o sentido de "eu sou", a vida continua.


Sri Nisargadatta Maharaj
(em “Eu Sou Aquilo” pág 276 - Tradução para o português de Patrícia de Queiroz Carvalho Zimbres. Editora Satsang)


Nenhum comentário:

Postar um comentário