terça-feira, 3 de novembro de 2015

Tudo bem, não há problema algum





Lembro-me de uma certa primavera na qual a neve havia derretido e a caverna ficou completamente inundada. E eu estava resfriada. Pensei: "Bem que me avisaram sobre a vida  em cavernas. Quem quer viver num lugar úmido e horrível como esse?” Eu me sentia péssima, com frio, miserável. E continuava nevando.

Então, de repente, pensei, "Você ainda está procurando a felicidade em meio ao samsara? O Buda não ensinou sobre dukka, o sofrimento?” E refleti: “ Sim, isso não importa, realmente não importa. Samsara é é cheio de sofrimento, então tudo bem, não há problema algum. Por que esperar pela felicidade? Se a felicidade vier, eis aí a felicidade;  se a felicidade não surgir está tudo bem também, as coisas são assim. Quando senti isso  - e não era uma certeza apenas mental, mas que veio do meu íntimo – todo peso que eu carregava de esperança e medo se foi.

Estamos sempre esperando que tudo seja agradável, sempre com medo de as coisas não aconteçam assim. Naquele momento todas as expectativas se esvaíram, não importava o que aconteceria. Foi um alívio enorme. E então me senti muito grata ao Buda por ter transmitido As Quatro Nobres Verdades.


Jetsunma Tenzin Palmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário