Mesmo quando seu zazen é correto, você deve ter atenção em todos os gestos da vida cotidiana.
Taisen Deshimaru
Se alguém pratica verdadeiramente o zazen e abandona o ego, nesse momento, todas as plantas, a terra, o bosque, os campos se iluminam e brilham com intensa luz. As montanhas, os rios, as árvores, as pedrinhas, reencontram seu espírito, dão toda a sua energia e ajudam o cosmo inteiro. Assim, as pessoas que fazem zazen auxiliam toda a natureza e a todas as existências.
Taisen Deshimaru
Ao praticar o zazen, momento após momento, você aceita o que tem agora, nesse momento, e está satisfeito com tudo que faz. Por aceitar, você não tem razão alguma para queixa. Isso é o zazen. Mesmo que não consiga fazê-lo, você sabe o que fazer. Então, sentar-se em zazen o estimulará a fazer outras coisas. Da mesma maneira que você aceita suas pernas doloridas de tanto ficar sentado, você aceita sua vida cotidiana.
Shunryu Suzuki
Quando encontramos a alefria de nossas vidas na serenidade, não sabemos o que , não entendemos nada, então nossa mente estará grandiosa, abrangente. A nossa mente estará aberta para todas as coisas, portanto ela é grandiosa o suficiente para saber antes de sabermos alguma coisa. Ficamos agradecidos antes.mesmo de termos alguma coisa. Mesmo antes de alcançarmos a ilumina, estamos felizes por praticarmos o nosso caminho.
Shunryu Suzuki
Se vocês forem bem sinceros e realmente renunciarem à sua mente pequena, não haverá medo ou qualquer problema emocional. Sa mente estará sempre tranquila, seus olhos estarão sempre abertos e vocês ouvirão os pássaros quando eles cantarem. Verão as flores quando elas desabrocharem. Não há nada com que se preocupar. E se vocês se preocuparem, verão isso como algo interessante. Podemos apreciar nossas vidas plenamente quando vemos as coisas desse modo.
Shunryu Suzuki
O essencial não está longe de mim. Está aqui. No presente. Sempre e em todos os lugares. Quando isso se torna consciente em mim, muita coisa muda. O que geralmente considero óbvio torna-se um valioso presente. O tédio do olhar superficial dá lugar à admiração e a uma profunda gratidão.
É isso a espiritualidade: uma declaração de amor ao que é absolutamente comum.
Lorenz Marti
Dogen disse que se sua prática for bastante pura, vocês estarão amparados por Buda. Desse modo, não se preocupem com quem os apoiará ou com o que lhes acontecerá. Em todos os momentos, devotem-se inteiramente e escutem sua voz interior. Esse é o ponto mais importante para os alunos do Zen.
Shunryu Suzuki
As coisas irão apoiar a sua prática. Se conseguirem apreciar suas vidas no sentido verdadeiro, então mesmo que machuquem o corpo, tudo estará bem. Quando você são apoiados por tudo e percebem que tudo está sempre os apoiando, não fará diferença se estiverem mortos ou vivos. Tudo estará bem, muito bem. Essa é a renúncia completa.
Shunryu Suzuki
A experiência direta virá quando estiverem inteiramente em unidade com sua atividade, quando não tiverem ideia alguma do eu. Isso pode acontecer no zazen, mas também pode acontecer sempre que a mente que busca o caminho for suficientemente forte para esquecer seus desejos individualistas. Quanso você acredita que tem algum problema, isso significa que sua prática não é suficientemente boa. Quando sua prática é boa, o que quer que você veja, o que quer que você faça, é a experiência direta da realidade. Isso deve ser sempre lembrado.
Shunryu Suzuki
O que é estudar o Caminho? O Zen? Fazer zazen além da consciência pessoal. Quando fazemos zazen, aqui e agora o corpo-espírito se torna o cosmos, e o cosmos se torna o corpo-espírito.
Empurrar o céu com a cabeça, empurrar a terra com os joelhos... Se a sua postura é exata, a pura consciência surge. Essa consciência segue a ordem cósmica.
Taisen Deshimaru
Devemos nos tornar budas durante as cerimônias, quando comemos, em todos os momentos. Esse é o método mais elevado para nos tornarmos santos. Todos as nossas ações podem ser assim. Mesmo quando caminhamos ou trabalhamos, podemos ser santos. Se abandonarmos tudo e não esperarmos nada, agira mesmo o verdadeiro despertar nos preenche. Abandonar o corpo, estar além do despertar: esse é o verdadeiro despertar. Através do corpo é realizada a verdadeira prática.
Taisen Deshimaru